PROPÓR debate mudanças na gestão das hidrovias gaúchas



                
A Frente Parlamentar Pró-Portos, Hidrovias e Polo Naval do Rio Grande do Sul – PRÓPOR, discutiu em Rio Grande, nesta segunda-feira (10), as mudanças na administração do sistema hidroviário desde que a gestão foi assumida pela Superintendência do Porto do Rio Grande. Dezenas de líderes políticos, sindicais, empresariais e militares participaram contribuindo com sugestões e ideias.
                Os trabalhos foram presididos pelo deputado estadual Adilson Troca. “Foi uma oportunidade de aprofundar conhecimento sobre o cenário da gestão hidroviária e somar esforços. A meta é superar as divergências políticas que não levam a nada para construirmos soluções e alternativas para nosso Porto e Polo Naval. Precisamos dar atenção desde questões básicas como a dragagem até aspectos macro como custos logísticos e caminhos para manutenção e recuperação do Polo Naval”, avaliou.
                Desde abril, a SUPRG é gestora do sistema hidroportuário gaúcho acumulando as funções da extinta Superintendência de Portos e Hidrovias. “As funções da SPH passaram para SUPRG e estão sendo cumpridas. O funcionamento da hidrovia não parou e muito tem sido feito para cada vez mais melhorar a logística gaúcha”, afirmou o diretor-superintendente Janir Branco.
                Para fomentar o fortalecimento das hidrovias, o presidente da Câmara do Comércio, Antonio Carlos Bacchieri Duarte defendeu a necessidade de desburocratização. Já o representante da reitoria da FURG, Ícaro Cunha, ressaltou os aspectos de sustentabilidade do modal, colocando a universidade à disposição para contribuir.
                O Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Jr, falou do processo de renovação da sinalização e do aumento do volume de cargas transportadas no Guaíba. Em complemento, o Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra Luis Fernando Bulsing, reforçou a importância da manutenção do calado para a navegação e o papel do Porto do Rio Grande como porta de entrada e saída da economia.
                O deputado Troca acrescentou que entende as parcerias público privadas como um caminho para viabilizar avanços e afirmou que a próxima reunião da PROPOR deverá abordar alternativas para o Polo Naval, na busca de manter as estruturas já instaladas funcionando e gerando empregos. Os trabalhos da PROPOR tem coordenação técnica do engenheiro Jayme Ramis.

                Estiveram presentes também vereadores, representantes do Sindicam, Sinduscom, Sindiporg, imprensa, Fecomercio/Senac, AGTERRA, Serra Morena, Sinpopa RS, prefeitura de Rio Grande e São José do Norte, ANTAQ, estaleiros, Brasken, Sagres,  Praticagem e CDL.

Comentários

Postagens mais visitadas