Audiência valoriza potencial turístico da Costa Doce e Região Sul




Representantes do setor turístico de diversos municípios da Região Sul do Estado participaram da audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, realizada em Piratini nesta sexta-feira (30). A reunião, presidida pelo deputado estadual Adilson Troca (PSDB), fez parte da programação de aniversário da cidade e contribuiu para unificar esforços afim de melhor explorar o turismo regional.

As potencialidades locais foram abordadas, valorizando a questão histórico cultural bem como as belezas naturais. “Foi um momento importante, de parceria entre todos, pelo bem de toda região. Vamos dar encaminhamento às discussões juntos aos setores competentes para que seja possível colocar os projetos em andamento e movimentar a economia, gerando ganhos para todos”, ressaltou o deputado Adison Troca

Troca acrescentou que foi possível avançar e formatar uma pauta regional. “Recebemos convites de diversas cidades para fazermos um trabalho forte. A cada dia mais pessoas percebem o potencial transformador do turismo e nossa comissão fica feliz de ser parceira e contribuir neste processo que traz empregos e renda”.

A diretora da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo Nacional e vice presidente da entidade no Rio Grande do Sul, Rita Michelon, realizou uma explanação técnica sobre o turismo, apresentando o trabalho da associação bem como os programas de regionalização do turismo.       

O Coordenador Geral do Arranjo Produtivo Local do Turismo na Costa Doce, Luis Carlso Citrini Braga, entregou documento com o resultado de um trabalho amplo solicitando apoio para suas demandas. A entidade representativa é ancorada na Associação dos Municípios da Zona Sul do Estado, Azonasul, composto por 23 municípios e 338 instituições;
           
Dentre os temas pautados estão a execução de projetos de sinalização turística; consolidação do Centro de Atenção ao Turista; a continuidade das obras de duplicação da BR-116; a reativação do Secretaria do Turismo e a infraestrutura para o desenvolvimento do turismo náutico.


Estiveram presentes o prefeito de Piratini, Vitor Rodrigues; o presidente da Câmara de vereadores, Altino Alexis de Matos; o secretário de Turismo de Piratini,  Fladimir Gonsalves; o Secretário Executivo da Azonasul, Henrique  Feijó; Secretário de Turismo de Turuçu, José Francisco Conceição; a Secretária de Turismo de Arroio Grande, Ivana Acosta, o Secretário de Turismo de São Lourenço, Luis Carlos Citrini Braga, e sua adjunta Macaela Wochiely; a Secretária de Turismo de Guaíba, Cláudia Rosa, a Diretora de Turismo de Camaquã, Nilza Tessman Castro; o presidente a ABRATURR-RS, carlos Souza Gonçalves, vereadores,  representantes de imprensa, empresários e comunidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas