Troca faz homenagem aos 70 anos do Conselho Regional de Contabilidade


O deputado Adilson Troca (PSDB) homenageou os contabilistas pela passagem do Dia do Profissional Contábil, comemorado hoje (25), e dos 70 anos do Conselho Regional de Contabilidade. “Eu digo com todo o orgulho que sou um profissional contábil. Sinto-me feliz por saudar, em nome do Poder Legislativo gaúcho, os contadores e técnicos em Contabilidade do nosso Estado pelo que eles representam em razão da profissão que abraçaram e pelo que eles significam na organização e desenvolvimento da nossa sociedade e do nosso Estado”, declarou na abertura do Grande Expediente da Assembleia Legislativa desta terça-feira (25).
A profissão de contabilista completa 91 anos de existência no Brasil. Ela foi instituída em maio de 1926 por João de Lyra Tavares, senador e patrono dos profissionais da Contabilidade. Em dezembro do ano anterior, Lyra havia sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão.
Troca ressaltou que, diferentemente do passado, quando o profissional da Contabilidade era visto como arcaico e burocrata, atualmente, observa-se um profissional mais arrojado, que deseja aproximar informações e utilidade gerencial para suas organizações e clientes. “Afinal, é a Contabilidade que dá vida às pessoas jurídicas, gerando negócios, empregos e renda; deixando o Estado cada vez mais forte e colaborando no desenvolvimento econômico e social”, frisou.
No mesmo dia em que se comemora o Dia do Profissional da Contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, fundado em 25 de abril de 1947, comemora seus 70 anos. “Hoje, o Rio Grande do Sul conta com cerca de 40 mil profissionais ativos registrados, entre contadores e técnicos em Contabilidade, além de quase quatro mil organizações contábeis”, apontou.
Ao ressaltar a importância do Conselho de Contabilidade, Troca lembrou que o órgão é encarregado de efetuar o registro dos profissionais da Contabilidade e das empresas de serviços contábeis e fiscalizar o exercício da profissão, além de proporcionar a educação continuada aos profissionais. O CRC-RS também atua em projetos e campanhas de cunho social, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil. “Como profissional de Contabilidade, tenho a alegria de representar a categoria no parlamento gaúcho e sou testemunha do intenso e fundamental trabalho que o Conselho Regional de Contabilidade e sua competente diretoria realizam”, salientou.
O deputado lembrou ainda que, em 2014, o Poder Legislativo acolheu sua sugestão e concedeu a Antônio Carlos de Castro Palácios, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. “Em 2013, também realizei Grande Expediente sobre o Lançamento da Campanha do Conselho Federal de Contabilidade chamada 2013: Ano da Contabilidade , quando homenageamos o então presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, com referência ao presidente do CRC-RS na época, Zulmir Breda”, relembrou.
Troca afirmou que a atividade contábil feita com ética e seriedade garante a lisura dos processos, dá amparo e base para boas decisões. “A contabilidade está na base da transparência que tanto precisamos nos setores público e privados”, apontou. 
Ele citou também a parceria do Conselho com a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, que luta para conscientizar a população e ampliar o número de doadores.

Apartes
A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Ronaldo Santini (PTB), Gabriel Souza (PMDB), Enio Bacci (PDT), Missionário Volnei (PR), Tarcísio Zimmermann (PT), João Fischer (PP) e Juliano Roso (PCdoB) se manifestaram por meio de apartes.

Comentários

Postagens mais visitadas