Homenagem ao Dia do Profissional Contábil e aos 70 anos do CRC-RS



Íntegra do do discurso do deputado estadual Adilson Troca, no Grande Expediente da Assembleia Legislativa:

Senhor Presidente, começo este Grande Expediente em homenagem ao Dia do Profissional Contábil e aos 70 anos do Conselho Regional de Contabilidade agradecendo a deputado Any Ortiz.

O dia destinado a mim para o Grande Expediente não era hoje, mas quando procurei a deputada Any e expliquei a intenção de homenagear os profissionais de contabilidade ela imediatamente nos cedeu o espaço que era dela.

Eu digo com todo o orgulho que sou um profissional contábil. Sinto-me feliz por saudar, em nome do Poder Legislativo gaúcho, os contadores e técnicos em contabilidade do nosso Estado, pelo que eles representam em razão da profissão que abraçaram e pelo que eles significam na organização e desenvolvimento da nossa sociedade e do nosso Estado.

Hoje, dia 25 de abril, uma das profissões mais importantes do País comemora os seus 91 anos. Ela foi instituída em maio de 1926, por João de Lyra Tavares, senador e patrono dos profissionais da contabilidade. Em dezembro do ano anterior, Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.

 Diferentemente do passado em que o profissional da contabilidade era visto como arcaico e meramente burocrata, observa-se, atualmente, um profissional mais arrojado, que deseja aproximar informações e utilidade gerencial para suas organizações e clientes. Afinal, é a Contabilidade que dá vida às pessoas jurídicas, gerando negócios, empregos e renda; deixando o Estado cada vez mais forte e colaborando no desenvolvimento econômico e social.
 No mesmo dia em que se comemora o Dia do Profissional da Contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, nosso querido CRC-RS, fundado em 25 de abril de 1947, comemora seus 70 anos. Nos dias de hoje, o Rio Grande do Sul conta com cerca de 40 mil profissionais ativos registrados, entre contadores e técnicos em Contabilidade, além de quase 4 mil Organizações Contábeis
 Mas, afinal, qual a finalidade do Conselho de Contabilidade? Efetuar o registro dos profissionais da Contabilidade e das empresas de serviços contábeis, fiscalizar o exercício da profissão contábil, a fim de defender a sociedade, além de proporcionar a educação continuada aos profissionais. O CRC-RS também atua em projetos e campanhas de cunho social, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil.

Como profissional de contabilidade, tenho a alegria de representar a categoria no parlamento gaúcho e sou testemunha do intenso e fundamental trabalho que o Conselho Regional de Contabilidade e sua competente diretoria realizam.

Em 2014 , O poder Legislativo acolheu minha sugestão e concedeu a Antônio Carlos de Castro Palácios, nosso presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho

Antes disso, em 2013, também realizei grande expediente sobre o Lançamento da Campanha do Conselho Federal de Contabilidade chamada 2013: Ano da Contabilidade, quando homenageamos o então presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, com referência ao presidente do CRC-RS na época, Zulmir Breda.

A cada dia que se passa, a cada notícia a que temos acesso, tenho mais forte a convicção do quão importante, do quão fundamental é a atividade do profissional contábil para nossa sociedade. A atividade contábil bem feita, com ética e seriedade garante a lisura dos processos, dá amparo e base para boas decisões.

Cabe salientar a conquista para os contadores e para toda sociedade posta em prática já nas eleições de 2014, que é a necessidade da assinatura de um profissional de contabilidade nas prestações de contas dos candidatos.

A contabilidade está na base da transparência que tanto precisamos nos setores público e privados. 

Não posso deixar de citar também a parceria do Conselho para com a nossa Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, que luta para conscientizar a população, ampliando o número de doadores. 

Por fim, afirmo que é uma honra poder fazer neste Grande Expediente uma singela mas necessária homenagem ao Dia do Profissional de Contabilidade e ao nosso Conselho Regional de Contabilidade.

Sigam em frente profissionais de contabilidade, cada vez mais fortes, mais competentes e eficientes. Nossa sociedade conta com todos vocês.

Parabéns e Muito Obrigado


Comentários

Postagens mais visitadas