Comissão de Economia debate possibilidades do Parque Eólico do Chuí


A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realizou audiência pública na Câmara de Vereadores de Chuí, nesta segunda-feira (28).  Poder público, autoridades políticas e a comunidade se reuniram para discutir os benefícios que a instalação do parque eólico podem trazer.
O diretor de planejamento e Programas da Secretaria de Minas e Energia do Estado, José Francisco Braga, detalhou todo processo de instalação de um parque eólico. Ele afirmou que o empreendimento do Chuí faz parte do Complexo Eólico Campos Neutrais, o maior da América Latina. O complexo tem 302 aerogeradores: 201 no Parque Hermenegildo; 129 no Geribatu, e 72 no Parque Chuí. A capacidade de geração de energia é suficiente para atender 2,3 milhões de pessoas, o equivalente a 21% da população gaúcha.
O deputado Troca ressaltou que o investimento é uma grande conquista para a região, pois revitaliza e diversifica a economia local, que é muito focada na agricultura. “Temos certeza de que várias novas alternativas de desenvolvimento devem surgir a partir da instalação. Além dos empregos, haverá um ganho na arrecadação, que deverá repercutir em melhorias para a população”, avalia.
 A  audiência pública foi solicitado pela Câmara de Vereadores de Chuí, através de ofício entregue pelos vereadores Diego Mena, Juliana Soares Osorio e Valda Campos. 

Participaram da reunião o atual prefeito de Chui, Renato Martins, o prefeito eleito Marco Antonio Barbosa, a presidente da Associação Comercial, Tereza Rodrigues, a Secretária da Fazenda, Antônia Ramos Aguiar, os vereadores Diego Mena, Frank, Carlos Henrique, Alencar Rocha Borges, Nacib, Juliana Rosário e Elisangela. 

Comentários

Postagens mais visitadas