Hora de falar sobre doação de órgãos



                Dia 27 de setembro o mundo celebra do Dia do Doador de Órgãos. A data internacional mostra que a luta pela vida não depende de nacionalidade. Ela abraça a humanidade como um todo, trazendo oportunidade de vida plena e digna a todos que aguardam por transplantes. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, hoje são mais de 34 mil brasileiros que amargam a angústia da espera por um transplante.
                Mudar essa realidade depende da vontade de cada um. “Pela Lei, a decisão de doar ou não os órgãos depende da família. Por isso é fundamental conversar muito em casa sobre a vontade de doar. Essa é a mensagem que procuramos reforçar sempre”, ressalta o presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, deputado estadual Adilson Troca.
                Apesar da importância da causa, ainda existe muita desinformação, preconceito e dúvidas. Por isso é fundamental buscar informações. O maior empecilho para ampliar o número de doadores é a negativa da família, que recusa a doação em 44% dos casos.
                Para dar visibilidade a Doação, nesta semana, diversos prédios públicos estão recebendo iluminação verde, cor que simboliza a esperança. “Doar órgãos é acima de tudo um gesto de amor ao próximo. Por isso convidamos a todos que discutam este assunto com seus amigos e familiares, que compartilhem sua vontade de doar órgãos nas redes sociais. É hora de fazer uma corrente pela vida” conclui Adilson Troca.

                A Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adilson Troca, trabalha desde 2005 em parceria com sindicatos, conselhos profissionais, entidades, ONGS, Ministério Público, Poder Judiciário e Executivo pela divulgação de informações sobre a Doação de Órgãos. Durante todo ano acontecem eventos para tratar do tema, publicação e cartilhas educativas e é atualizada a página www.facebook.com/soudoador.

Comentários

Postagens mais visitadas