Assembleia aprova projeto que valoriza os vagoneteiros





Por unanimidade os deputados aprovaram na tarde desta terça-feira (24) o Projeto de Lei 406/2015, que reconhece como de relevante interesse cultural, artístico e turístico do Estado do Rio Grande do Sul as vagonetas e os afazeres dos vagoneteiros. A iniciativa foi apresentada pelo deputado estadual Adilson Troca com base no projeto de lei municipal do vereador rio-grandino Flávio Santos.
Conforme o deputado, é importante ressaltar que o projeto não gera nenhum custo ao Estado. “É um reconhecimento a uma atividade típica e característica de Rio Grande que ainda não é conhecida de todos no Estado. Consideramos que é possível incentivar o turismo local, gerando oportunidades de desenvolvimento e renda”, avalia Adilson Troca
O texto seguirá agora para o poder Executivo onde aguardará sanção do Governador para se tornar Lei.

História
A Barra de Rio Grande sedia o único porto gaúcho aberto para o mar. Sua história envolve fatos decisivos para a formação do Estado. Um deles foi a construção dos molhes, uma infraestrutura planejada durante o Império de D. Pedro II e executado na República Velha pelos presidentes Rodrigues Alves e Afonso Pena.
São dois braços de pedra gigantescos, o molhe Oeste com 2,2 quilômetros e o molhe Leste com 3,2 quilômetros que viabilizam a fixação do canal de acesso que demarca a entrada e saída dos navios. Desde a sua implantação abrigaram um meio de transporte de passageiros e cargas por meio de vagonetas sobre trilhos conduzidas pelos vagoneteiros. Movidas a vela, ou mesmo diretamente pelas forças musculares dos vagoneteiros, sempre proporcionaram um atrativo para a paisagem, o colorido das velas e o vai-e-vem sobre os trilhos colocados no molhe Oeste.

“É inegável o significado de seu conteúdo peculiar, tanto na modalidade do transporte ainda válido nos dias atuais, como na beleza e harmonia que proporcionam combinando a mão do homem com a natureza, sua significação artística e incremento dos passeios turísticos mar adentro, particularmente pelos veranistas que lotam a Praia do Cassino”, finaliza o deputado Adilson Troca

Comentários

Postagens mais visitadas