Projeto homenageia as vagonetas de Rio Grande



Em repercussão ao projeto de lei de âmbito municipal do Vereador rio-grandino Flávio Santos, o deputado estadual Adilson Troca protocolou na Assembleia Legislativa o PL 406/2015 que valoriza as tradicionais vagonetas e atividade dos vagoneteiros na Barra do Porto de Rio Grande. A proposição não gera nenhuma espécie de custo ao Estado e visa também incentivar o turismo local, gerando oportunidades de desenvolvimento e renda.

O projeto sugerido pelo vereador Flávio Santos a Troca reconhece como de relevante interesse cultural, artístico e turístico do Estado do Rio Grande do Sul as vagonetas e os afazeres dos vagoneteiros. A construção dos molhes, o Oeste com 2,2 quilômetros e o Leste com 3,2 quilômetros, viabilizou a fixação do canal de acesso que demarca a entrada e saída dos navios.


As vagonetas sempre proporcionaram um atrativo para a paisagem, onde o colorido das velas e o vai-e-vem sobre os trilhos colocados no molhe Oeste são importantes para o turismo. “É inegável o significado de seu conteúdo, tanto na modalidade do transporte como na beleza e harmonia que proporcionam combinando a mão do homem com a natureza, sua significação artística e incremento dos passeios turísticos mar adentro, particularmente pelos veranistas”, aponta Troca.

Comentários

Postagens mais visitadas