Adilson Troca destaca Doação de Órgãos

A cor verde que simboliza a esperança foi adotada como a cor da Doação de Órgãos. Para dar visibilidade à causa, nesta semana os prédios da Assembleia Legislativa, Palácio Piratini e Tribunal de Justiça, entre tantos outros por todo Brasil, estão iluminados com luzes verdes. Nesta quarta-feira (23), o deputado Adilson Troca (PSDB) destacou o tema na tribuna.
No domingo (27),  será o Dia do Doador de Órgãos.  Durante toda semana estão sendo realizadas ações para divulgação do tema. “Para ser doador e ajudar a salvar vidas não precisa deixar nada escrito. O fundamental é avisar seus familiares sobre a sua vontade de ser doador. Pela Lei, a doação só acontece com autorização da família”, explicou o deputado Adilson Troca.
Desde 2005, Adilson Troca preside a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, que trabalha em parceria com os demais poderes, sindicatos, conselhos profissionais, ONGs, hospitais e universidades para contribuir com o aumento no número de transplantes. "Convidamos todos a aproveitarem esta semana para conversarem com sua família, tirando dúvidas e formando uma corrente pela vida".
A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos divulgou recentemente os dados da situação da doação de órgãos e transplantes no Brasil relativos ao 1º trimestre de 2015. Conforme o relatório, o Rio Grande do Sul avançou, ainda que em 41% dos casos a família recuse a doação. Apesar dos avanços no Estado, ainda há muitas pessoas enfrentando a incerteza nas filas de espera. Atualmente 890 gaúchos aguardam por transplante de rim, 162 por fígado, 17 por coração, 81 por pulmão e 98 por córneas.

Comentários

Postagens mais visitadas