Adilson Troca homenageia município de Picada Café

Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 15:19-15/07/2015 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Marcelo Bertani
No período do Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (15), o deputado Adilson Troca (PSDB) prestou homenagem ao município de Picada Café, na Serra Gaúcha. O parlamentar destacou conquistas da atual gestão nas áreas da educação, da saúde e do turismo.
Conforme Troca, a região de Picada Café começou a ser ocupada por famílias de imigrantes alemães após a retomada da imigração, interrompida entre os anos de 1830 e 1845. Antes de sua emancipação, em 20 de março de 1992, o município pertencia a Nova Petrópolis. Até meados do século 19, as principais vias de contato entre São Leopoldo e os diversos núcleos eram as picadas.
Localizada na Encosta da Serra Gaúcha, Picada Café apresenta uma geografia montanhosa, com matas nativas e riachos, que deságuam no Rio Cadeia, afluente do Rio Caí.
O nome
Duas versões explicam o nome “Picada Café”, segundo o deputado. A primeira conta que os tropeiros passavam pela estrada próxima ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, onde acampavam para tomar o café ou pernoitar para seguir viagem no dia seguinte. A segunda versão conta que os imigrantes receberam algumas mudas de café para serem plantadas em uma área denominada Kaffeeck (Canto do Café). A plantação não prosperou, mas a localidade manteve seu nome.

Administração jovem
Troca chamou a atenção para a visão de futuro e a força de trabalho da população local. Registrou que a cidade é administrada por colega do seu partido, Claudia Schenkel, a prefeita mais jovem do Estado, e uma das mais jovens do país. “O que notamos é uma administração próxima das pessoas, que constrói soluções em meio à crise, por meio de uma gestão moderna e eficiente”, disse.

Destaques
Segundo Troca, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado conferiram a Picada Café o Diploma de destaque pela atuação na educação infantil, em 2014. Dos quase 500 municípios do Estado, somente 44 tiveram este congraçamento. Além disso, lembrou o parlamentar, Picada Café foi um dos municípios gaúchos agraciados com o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. Dos aproximadamente 500 municípios, somente 94 alcançam os quesitos mínimos de transparência na rede mundial de computadores.

A cidade também tem conquistas na área da educação, tendo obtido a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas municipais no Rio Grande do Sul nas séries finais – do 6º ao 9º ano.
Outros destaques dizem respeito às áreas de saúde e turismo. Nos dias 1º e 2 de agosto, conforme o parlamentar, realiza-se a 6ª Edição da Festa do Café, Cuca e Linguiça. “São variadas opções gastronômicas e apresentação de grupos folclóricos da região”, disse. No domingo, ocorre uma exposição de carros antigos e mais uma edição do Caminhos e Trilhas.
Ao término do pronunciamento, os deputados concederam à prefeita Claudia Schenkel a Medalha da Legislatura e assistiram à Orquestra de Sopros de Picada Café, sob a regência do maestro Carlo Cleomar Dick.
Apartes
Associaram-se à homenagem, em apartes, os deputados Elton Weber (PSB), Eduardo Loureiro (PDT), Any Ortiz (PPS), Juliano Roso (PCdoB), Tarcísio Zimmermann (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Ronaldo Santini (PTB), Álvaro Boessio (PMDB), João Fischer (PP) e Missionário Volnei (PR). Estiveram presentes os secretários de Estado Victor Hugo e Lucas Redecker e as soberanas da festa.

Comentários

Postagens mais visitadas