Adilson Troca discute implantação de Uniforme Escolar em SJN



            Em reunião com o Secretário da Educação e Cultura (SMEC) de São José do Norte, Paulo Rubilar de Lemos Pereira, nesta quarta-feira (17) o deputado estadual Adilson Troca tratou da implantação do uniforme escolar no município. Troca é o autor do Projeto de Lei 92/2011 que pretende garantir a alunos do ensino regular da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas estaduais o direito a utilização de uniforme escolar custeado pelo Estado.

            Em São José do Norte foi realizada este mês a distribuição gratuita, pelo poder público municipal, de aproximadamente 15 mil peças para todos os alunos matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental foi regulamentada pela Lei Municipal nº 660/2013, sancionada pelo prefeito Zeny Oliveira em setembro de 2013. A iniciativa de propor a Lei na cidade foi do vereador Alexandre Carinha Novo. Cada aluno da rede pública municipal receberá um conjunto composto por cinco peças: bermuda, camiseta manga curta, calça, camiseta manga longa e casaco. O uniforme será de uso obrigatório durante a realização de atividades curriculares e extracurriculares, assim como nas atividades de Educação Física.

            Em nível estadual Adilson Troca é o autor  do projeto do Uniforme Escolar, que visa eliminar diferenças que inferiorizam e discriminam as crianças e jovens oriundos de famílias de menor capacidade econômica. O parlamentar acredita que o projeto democratiza do ambiente escolar, convergindo com outras iniciativas voltadas para a inclusão social das famílias carentes. “É público que grande parte das famílias trabalhadoras tem dificuldade para suprir as necessidades de vestuário dos filhos em idade escolar. Fechar os olhos para discriminação existente no ambiente escolar é vergonhoso e indigno. Portanto uniforme é equiparação”, defende Adilson Troca.

            Pela proposta de Troca as especificações do uniforme escolar caberão ao Estado, ouvindo os órgãos colegiados da área da educação e da comunidade escolar. As escolas decidirão sobre a adesão ao uso do uniforme, consultando o corpo docente, discente e órgãos da comunidade escolar.


Comentários

Postagens mais visitadas